3 de abril de 2017 uplug

Conheça outros 6 aparelhos que mais consomem energia

No mês passado fizemos um artigo sobre os 5 aparelhos que mais consomem energia elétrica e entram na categoria “vilões do consumo consciente”. O sucesso foi tão grande, que decidimos falar sobre outros 6 aparelhos que podem se encaixar na mesma categoria e, de quebra, te oferecemos algumas dicas valiosas para você reduzir o consumo energético da sua casa, ajudar o meio ambiente e economizar no fim do mês!

 

Máquina de lavar roupas

Se o assunto é consumo de recursos ambientais, não tem como fugir das máquinas de lavar roupas. Se ligada por durante 15 horas ao longo do mês, uma máquina de 1500 w chega a gastar 22,5 kw/h. Fora os gastos com água para lavagem e enxague!

Para reduzir o consumo de sua máquina, acumule o maior número de peças de roupa e use a capacidade máxima determinada pelo fabricante da lavadora. Uma outra dica valiosa é utilizar a quantidade adequada de sabão, para não repetir a operação de enxague.

 

Secadora

Acredite, a secadora é uma grande vilã da economia de energia elétrica: se utilizada por 15 horas durante o mês, o consumo total será de 52,5 kWh! Assustador, não!?

A dica aqui é se programar para lavar as roupas com antecedência e utilizar a luz solar para secar as roupas. A depender da sua região, o mormaço noturno também pode fazer com que as roupas sequem, assim você evita o uso deste eletrodoméstico, que gasta energia desnecessariamente, e automaticamente economiza no final do mês.

 

Microondas

Se utilizado por 15 horas/mês, um forno de microondas padrão gastará 19,5 kWh.

Por isso, quando possível, recorra aos métodos mais antigos de aquecimento e prefira o fogão a gás.

 

Televisor com monitor de tubo

O país já está se adaptando às novas tecnologias televisivas devido à implementação do sinal digital em várias regiões, mas, ainda há muitas televisões de tubo funcionando em várias residências e empresas brasileiras. Se fizermos uma comparação rápida entre um monitor de tubo e um de LCD, veremos que se ligadas durante 90 h/mês, a primeira vai consumir 8,1 kWh e a segunda 4,9 kWh.

Aqui vai uma dica clássica: Não dormir com a TV ligada (use o desligamento automático para economizar).

 

Ar condicionado

Você é daquelas pessoas que gostam de deixar o ar condicionado ligado para quando chegar estar com o quarto geladinho? É melhor repensar suas atitudes! Um ar condicionado de 2.600 W (18000 Btu/h), se ligado durante 45 horas/mês, consome 117 kWh! É isso mesmo! 117 kWh!

Prefira utilizar a ventilação natural e, se ainda assim não der conta, recorra aos ventiladores, que consomem menos energia que os condicionadores de ar. Porém, se o calor estiver forte mesmo, utilize este aparelho com parcimônia.

Você está pensando em comprar um ar condicionado e não sabe qual pode ser mais econômico? Olhe essa dica: quanto mais BTUs (Unidade Térmica Britânica, que mede a capacidade de resfriamento do aparelho) tem um ar-condicionado, mais energia ele consome.

 

Secador de cabelo

Embora o tamanho dos secadores de cabelo seja pequeno, seu consumo de energia elétrica é bastante elevado. Se for usado durante 15 horas por mês, um secador com potência de 1.000 W gastará 15 kWh. Portanto a dica é utilizar o aparelho com parcimônia e descobrir novas possibilidades de arrumar o cabelo sem gastar tanta energia!

 

Você sabia que boa parte dos pontos levantados para economizar energia podem ser feitos de maneira automática, através de um sistema simples de automação wireless, onde você controla tudo por meio de um aplicativo de celular?

Aqui na µplug você encontra soluções para economizar energia e automatizar a sua casa que cabem no seu bolso. Curtiu? Quer saber mais? Clique aqui.

 

Tagged: , , , ,