15 de março de 2017 uplug

Saiba quais são os 5 aparelhos mais consomem energia elétrica

Ultimamente o tema de consumo consciente está em alta. O primeiro passo para fazer a sua parte em relação à redução do gasto de energia é conhecer bem os aparelhos que estão ao seu redor, seja em casa ou no trabalho, afinal, o consumo sustentável passa por todos os ambientes que frequentamos. Com o intuito de te ajudar nessa missão de reduzir gastos, fizemos esta lista com alguns dos aparelhos que mais consomem energia elétrica e, para além disso, daremos algumas dicas para reduzir os gastos.

 

Computador

O computador é um dos grandes vilões da economia de energia. Para você ter uma ideia, se o aparelho tiver potência de 250 W e ficar ligado durante seis horas por dia, gastará cerca de 45 kWh/mês.

O monitor tradicional é responsável pelo consumo de 60% a 80% da energia gasta pelo computador. Por isso, prefira a tela de cristal líquido, que economiza até 40% em relação ao total gasto pelo computador, apesar de mais cara.

 

Chuveiro elétrico

Eis aqui o eletrodoméstico que mais gasta energia em uma casa. Se você usar um chuveiro com potência de 4.500 watts durante 30 horas por mês, gastará 135 kWh.

Uma alternativa viável à economia de energia é colocar um sistema de automação residencial, o que garantirá uma economia de cerca de 20% no valor da conta ao final do mês, como você pode observar na animação abaixo:

 

Ferro elétrico

Esse aparelho também é um dos grandes “inimigos” da economia de energia elétrica. Para ter uma ideia, um ferro de 1.000 watts, usado durante 15 horas/mês, consome 15 kWh.

Uma dica é acumular a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez, pois o ferro consome mais energia no aquecimento inicial. A segunda dica é reservar as roupas leves para serem passadas logo que você desligar o ferro, pois este permanecerá quente por uns 10 minutos.

 

Geladeira

Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, ficando atrás apenas do chuveiro. Ela contribui com 25 a 30% do valor de sua conta de luz.

Para gastar menos energia com o uso da geladeira, descongele-a regularmente, pois a crosta de gelo aumenta o consumo energético. Outra dica valiosa é instalar a geladeira em local bem ventilado, sem encostá-la na parede ou em móveis.

 

Freezer

Por fim, se você quer economizar energia, evite usar o freezer. Se possível, coloque os alimentos no congelador da geladeira. Isto representa uma economia de 50 kWh por mês. Um freezer de 400 watts, usado por 300 horas/mês, gasta 120 kWh.

 

Confira também essas 10 dicas para economizar energia.

 

Você sabia que tem como fazer com que boa parte dos pontos levantados para economizar energia podem ser feitos de maneira automática, através de um sistema simples de automação wireless, onde você controla tudo por meio de um aplicativo de celular?

Aqui na µplug você encontra soluções para economizar energia e automatizar a sua casa que cabem no seu bolso. Curtiu? Quer saber mais? Clique aqui.

Tagged: , , , ,