10 de março de 2017 uplug

Saiba o que são as bandeiras tarifárias e a diferença entre elas

Em época de redução de consumo e crise hídrica no país, o tempo todo somos bombardeados com informações sobre as tais bandeiras tarifárias. Uma hora estamos na bandeira vermelha, outra em bandeira amarela e sabemos, apenas, que o interessante é estar na bandeira verde. Mas, você sabe o que estar em cada uma delas significa? Pensando nisso, fizemos um post para te explicar o que são as bandeiras tarifárias e a diferença entre elas!

Desde 2015, as contas de energia passaram a trazer uma novidade: o sistema de Bandeiras Tarifárias. Elas sinalizam aos consumidores o preço real da energia no País e as condições de abastecimento do sistema.

O sistema é composto pelas bandeiras verde, amarela e vermelha (dividida em patamar 1 e patamar 2), indicando se a geração de energia custa mais ou menos, sendo:

​O Sistema de Bandeiras Tarifárias tem como objetivo trazer transparência aos consumidores atendidos pelas distribuidoras com relação ao custo de energia, contribuindo para o consumo consciente e eficiente do recurso.

​Como o Brasil é um país onde cerca de 70% da energia é gerada por meio de hidrelétricas, é importante compreender que as usinas dependem das chuvas e do nível de água armazenado nos reservatórios.

Quando o nível está baixo, as termelétricas são acionadas, elevando o custo da geração de energia, já que elas usam combustíveis como o carvão, o gás natural, o óleo combustível e o diesel. Quando o nível dos reservatórios sobe e há mais água armazenada, as térmicas podem ser desligadas, reduzindo o custo total de geração.

Ou seja, o Sistema de Bandeiras Tarifárias usa a sinalização do preço para demonstrar essa situação e estimular o uso eficiente de energia, diminuindo a conta de luz e reduzindo a pressão da demanda sobre o sistema elétrico.

Nós na µplug sabemos a importância de usar a energia elétrica de maneira consciente e eficiente: este foi um dos motivos que nos levou a desenvolver nosso sistema de automação residencial, que reduz o consumo de energia de maneira fácil e com baixo custo. Quer saber mais? Clique aqui

Tagged: , , ,